terça-feira, 12 de maio de 2015

DIA DOS PRETOS VELHOS - 13 DE MAIO

O dia 13 de maio é destinado na umbanda ao dia de preto velho, este símbolo que representa a serenidade e paz de espírito. Na época da escravidão no Brasil estes negros eram os senhores mais velhos que tentavam passar um pouco de conforto através da historia oral para seus descendentes presos nas senzalas.
Os pretos velhos na umbanda representam a sabedoria, resistência  e principalmente amor. A função dos pretos velhos é de dar conselhos ao seu povo ele age como um conselheiro, um amigo mais velho. Já outros acreditam que eles têm o poder de lutar contra o mal usando os banhos de ervas.
A grande sabedoria de preto velho é saber lapida o que há de melhor nas pessoas. Para que nunca sejam egoísta, sempre passando aos outros aquilo que aprende de bom. Tudo que receber de graça, deverá dar também de graça. Só na fé, no amor e na caridade, poderá encontrar seu caminho interior, a luz e Deus (Pai Cipriano) levando a ter a fé em deus e buscar o melhor caminho.
Quando falamos no termo velho ele é utilizado para mostrar experiência , pois quando pensamos em alguém mas velho vem em nossa cabeça que esta pessoa já passou por muita coisa na vida e que tem historias para contar é assim que as pessoas no mundo espiritual costuma imaginar preto velho, a característica dessa entidade é sempre de dar um bom conselho.
Ele utiliza de vestimentas simples e costuma usar lençóis, cachimbo ou um cigarro de palha sua incorporação não necessita de danças ou muitos pulos basta o pai ou mãe de santo se concentra, a incorporação ocorre e o médium começará há sentir um peso nas costas e anda como alguém mas velho. O modo como se manifestar retrata sua simplicidade, na sua maneira de falar e agir utilizando de palavras simples, a fala é mais pesada como alguém que já viveu entre nós a muito tempo atrás. Preto velho é a essência de nós ancestrais africanos que foram trazidos seqüestrados de África para trabalhar para os grandes senhores – brancos - , mas sua sabedoria e destreza fizeram com que sua fé nunca morresse.

Por: Danila dos Santos Santana - Irmandade Sankofa

Nenhum comentário:

Postar um comentário