terça-feira, 12 de maio de 2015

13 DE MAIO - DIA NACIONAL DE DENÚNCIA CONTRA O RACISMO

Hoje é o dia de denúncia contra o racismo, 13 de maio foi escolhido pelo Movimento Negro Unificado após sua fundação em 1978. É mais um dia não apenas para denunciar, porém mais um dia para lembrarmos que a sociedade no qual nós negras e negros estamos inseridas/os é racista, vivemos numa segregação.

Falar de racismo é trazer para a discussão o próprio termo. Existe uma confusão em nossa sociedade sobre o conceito de racismo e quais os grupos/raças que mais sofrem com este tipo de violência, seja ela física ou simbólica. Racismo é relação de poder, é a crença e exercício de que existe um grupo/ raça superior a outro, historicamente sabe-se que a população negra, assim como a indígena, foi escravizada, inferiorizada e explorada pela sociedade mergulhada numa ideologia eurocêntrica, posso dizer uma ideologia etnocêntrica. Neste sentido, historicamente a população negra sofre racismo no Brasil (e no mundo) por uma prática que foi criada pelos brancos, brancos racistas.

O racismo está presente nas relações sociais, econômicas, territoriais, políticas e enfim...humanas (infelizmente), não quero dizer que o racismo é inato do ser humano, mas esta ideologia foi construída por seres humanos e ainda hoje é reproduzida pelos mesmos. Basta olhar para a história, a população negra não conhece o nosso passado, a nossa ancestralidade, somos violentados na escola, na universidade, na mídia e em outros espaços, o afrocídio tem presença marcante em nossas vidas. Quantas mulheres negras aprendem a amar seus cabelos desde cedo? Quantos mulheres e homens negros aprendem a amar a cor de sua pele? Os nossos traços? A nossa cultura? A nossa história? Mas afinal, que história?

A luta contra o racismo é também uma luta contra o genocídio, nossas/os pretas/os estão sendo mortas/os todos os dias, as crianças negras detestam seus cabelos, seus traços. Outro dia uma criança de 10 anos foi morta pela polícia no Morro do Alemão - RJ, em fevereiro de 2015 13 jovens foram mortos pela polícia em Salvador, ontem mataram uma mulher em Periperi/ Salvador – BA... e assim caminha a sociedade racista, onde 83 jovens negros são mortos por dia (Anistia Internacional). Não me diga que é complexo, não me diga que é vitimização, não me diga que é loucura, ah e não me diga que existe racismo reverso.


Todos os dias devemos denunciar o racismo, o racismo que materializa-se por meio do discurso, dos olhares, das práticas, do silêncio, das risadas, do humor, da ciência, da religião, da família, do Estado e das relações. Não devemos permitir que ignorem a nossa presença na sociedade. Somos povo negro de história, com história que precisa ser lembrada e afirmada continuamente. Na luta contra o racismo, Nós por Nós sempre!!!

Por: Tairine Cristina Santana de Souza - Irmandade Sankofa

Nenhum comentário:

Postar um comentário