quarta-feira, 29 de abril de 2015

ROBERT NESTA MARLEY - BOB MARLEY




É com muita satisfação que o SANKOFA vem publicar no aniversário de um negro que ao longo da sua trajetória de vida dedicada a música Reggae, que saiu de lá do gueto de Trenchtown e Kingston para revolucionar o seu povo e posteriormente todo o mundo, estamos falando do saudoso Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley. Nasceu em 06 de fevereiro de 1945 em Sain Ann, no interior da Jamaica,filho de Norval Sinclair Marley, militar branco do exército Inglês, sua mãe se chamava Cedella Booker, uma mulher negra, Bob se mudou para Trenchtown onde desenvolveu suas técnicas de canto e guitarra.

Bob foi um negro que através das suas canções embarcou na militância, na resistência. Marley começou a compor temas sociais e espirituais, o que se tornou sua marca registrada e seu maior legado, ao invés de despertar a ira dos jovens daquela época, Marley começou a se aprofundar com a cultura rastafari, que foram introduzidas nas canções e no cotidiano dele, e que mais tarde várias pessoas começaram a seguir também, rastafari também era a religião de Bob. Religião que proclama Hailê Selassiê I, imperador da Etiópia, como representação terrena de Jah.

Na sua vida de rsistência, Bob teve que passar por ataques de políticos da época, que queriam vê-lo morto a qualquer preço, por isso Bob andava sempre mudando de endereço,mas não deixava de lutar pelos direitos do povo negro. Bob retratava na música a vida do povo que sofria, falava da violência contra os negros, falava da miséria, irmandade, igualdade social, libertação, também falava de paz e amor universal.

Marley hoje pode ser considerado o primeiro e maior astro musical do “Terceiro Mundo” e a maior voz deste, tendo a grandeza de vários artistas renomados gravando suas músicas,sendo difundida em toda parte do mundo. Bob alcançou sucesso na sua carreira e fazia muitos shows, gravou muitos álbuns musicais.

Mas foi surpreendido com um câncer, que se espalhou para o cérebro pulmão e o estômago,por causa de um ferimento no dedão do pé durante uma partida de futebol em Londres que não cicatrizou. Ele não queria fazer a cirurgia para amputar o dedo,porque seguia a religião rastafari que proclamava que o corpo é o templo de Jah. Bob faleceu no dia 11 de maio de 1980 em Miami, Flórida, Estados Unidos.

“Se todos nos unirmos e dermos as mãos, quem sacará as armas? - Eu só tenho uma ambição: que a humanidade viva unida. Negros, brancos, orientais, todos juntos. - Eu não estou do lado dos negros nem dos brancos. Eu estou do lado de Deus, quem me fez vir do homem branco e do negro.”


Por: Valney de Oliveira dos Santos - Irmandade Sankofa

Nenhum comentário:

Postar um comentário