quarta-feira, 29 de abril de 2015

08 DE MARÇO? DIA INTERNACIONAL DE QUÊ? DE QUEM?

    

O 08 de Março foi um dia marcante na vida de muitas mulheres e famílias em Nova York - EUA. Foi o dia em que mulheres reivindicaram as condições de trabalho, baixos salários e carga horária (16h) excessiva de trabalho.08 de março é um dia que deve ser lembrado com muito orgulho pela ação destas mulheres. Porém, contudo, todavia, entretanto, neste mesmo dia 130 mulheres/ tecelãs foram trancadas na fábrica onde trabalhavam e incendiadas, logo o dia 08 de março é também um dia de luta, revolta, indignação e resistência. 
     Não é um dia qualquer, é mais um dia de debates e problematizações para combater a toda e qualquer forma de violência contra a mulher, quer seja esta física ou simbólica. É um dia de refletir sobre as Mulheres Negras moradoras de comunidades periféricas e rurais que continuam sendo exploradas nos locais de trabalho. É um dia para pensar sobre as Mulheres Negras que perdem seus filhos pelo Estado racista que temos. 
     Todos os dias devemos lembrar-nos das famílias dessas Mulheres Negras que passam fome, abaixam a cabeça e resistem para o que alimentar a suas/ seus filhas/ os. Mulheres Negras que são violentadas todos os dias por um Estado que nega nossos dos direitos básicos de alimentação, saúde, moradia, lazer, bem estar dentre outros... Em fevereiro de ano, 13 foi o número de jovens negros encurralados, violentados e mortos no Cabula/ Salvador – BA, mas foi mais de 13 o número das mulheres negras que sofreram e ainda sofrem com a morte de seus filhos, netos, sobrinhos, irmãos, primos, amigos, conhecidos, Negros... Negros... Todos Negros, vítimas de um sistema racista.
     Temos muito que pensar sobre nossa história, desde que as Mulheres Negras foram sequestradas em África lutaram para sobreviver nas senzalas, em meio aos estupros, explorações, agressões, segregações, bem como a desumanização... Mulheres que até hoje sobrevivem no interior das cidades e nas periferias, Negras que resistem diariamente para que sua família tenha uma educação de qualidade, para que suas/ seus filhas/os não passem fome. Portanto, não venha dizer que 08 de março é apenas um dia de celebrar, é um dia feliz para TODAS as mulheres, para as ricas sim, para estas sempre será um dia feliz! Para minha cor, para minha classe, para minha identidade os 365 dias do ano serão dias de resistência, dias de luta, dias de sofrimento, dias de negação, dias de mortes, dias... dias... 

Por: Tairine Cristina Santana de Souza - Irmandade Sankofa

Nenhum comentário:

Postar um comentário