quarta-feira, 1 de abril de 2015

O VIR À SER NOS CAMINHOS COM OXALÁ




     A transformação da história, da realidade, assim como dos indivíduos é um movimento fomentado por traços em lutas pelo vir a ser, o que estão conectados em expectativas do que está por vim. E essa expectativa, impulsiona-nos a se aventurar seguindo por caminhos desconhecidos, a buscar superações, enfrentando as barreiras para modificar a realidade. Então, neste sentido e contexto, na incorporação mais profunda da essência da palavra mudança, o vir a ser torna-se um objeto a ser construído processualmente, a ser potencialmente encontrado na palavra felicidade (ire), como um dom mais simples de viver a vida. Por isso, como meio de celebrar o ano que se inicia, contextualizando o sentido do vir a ser, respeitosamente homenagearemos uma ancestralidade de matriz africana, Oxalá. 

     01 de Janeiro de 2015 é dia sagrado, um dia de celebração, de renovação. Dia em que se revigora a alma tirando as energias negativas do corpo, conectando este, com as forças (Asé) ancestrais da natureza, num elo que liberta, equilibra e guia os caminhos para as transformações. Dia em que dar-se um novo passo em outra caminhada. Dia em que o velho, que não é velho fica novo, e que o novo ainda desconhecido, abre-se como uma porta para caminhos com solos ainda não pisados. Um ano se vai e com ele o sentimento de que no novo ano se inicia, as ações passadas que devem ser refletidas como meio essencial para construir esperanças nas expectativas do que estar por vir. 

     E abrindo alas para este novo ano, comemora-se também, o dia de OXALÁ. Oxalá é o orixá que representa por meio de suas vestes a cor branca e o seu dia é sexta-feira. Também pertence a ele os metais e outras substâncias brancas. Símbolo de paz, de bondade e de amor, Oxalá domina os elementos fundamentais da natureza como: o ar e a água. Orientado pela harmonia é alheio a todo tipo de violência. Oxalá que tem o poder da criação, sendo obstinado e independente, é representado de dois modos: Oxaguiã, jovem guerreiro e Oxalufã, velho apoiado num bastão de prata. Ele se define como sendo caridoso e parte dele a formação de todo o tipo de criaturas na Terra (Aiye) e no Céu (Orun). 

     Que as manifestações de sua força possa iluminar os caminhos dos que terra tendem a carregar sofrimento, dores, medo. Conceda a esperança, a luz e o amor que o povo precisa para que possa trilhar por passos firmes, neste chão tão íngreme e tortuoso. Mesmo com o desconhecido que estar por vir com surgir deste ano, que este venha como modo de conexão do povo com a natureza ancestral, enrijecendo cada vez mais de força para lutar com sabedoria, calmaria e confiança. 
    Assim, o Núcleo de Negras e Negros – Irmandade Sankofa manitesta sentimentos sinceros, inspirados pela sabedoria dos povos ancestrais que aqui lutaram. Que a disposição pra lutar se renome a cada dia e cresça durante a noite, evoluindo com o passar dos anos. Por mais que o estar por vir se encontra no âmbito do desconhecido, o medo não pode ser o motivo para se armar de vontade de encarar o novo. Que a transformação venha concedida de força, que a realidade possa ser mudada para algo cada vez melhor por cada boa intenção. Que partindo de reflexões do passado possamos cada vez mais, construir novos modos se relacionar com o mundo pelo amor, paz e felicidade. Não vamos nos esconder (Fibó) do que estar por vir, que mesmo não sabendo o que nos espera, caminhamos com passos firmes, pois Oxalá tem os olhos que tudo vê, e ele no protegerá das ações maldosas. Então, que a bondade e amor esteja com todas (os) a cada passo da caminhada, axé.

Por: Manoel Alves de Araujo Neto - Irmandade Sankofa

Nenhum comentário:

Postar um comentário