Sobre Nós: Nós por Nós

O Núcleo de Negras e Negros - Irmandade Sankofa tem a finalidade de construir ações numa perspectiva afrocentrada, nordestina e interiorizada. Estas são voltadas para pensar, debater e problematizar por meio de propostas, intervenções que visem o resgate para a ressignificação da valorização, afirmação, intelectualidade, ancestralidade e cultura do povo negro em Amargosa.

Sabendo destas proposições, constrói-se, pela parceria entre estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, no Centro de Formação de Professores – CFP e moradoras (es) de Amargosa, um Núcleo de jovens Negras e Negros preocupado em minimizar os problemas aferidos ao processo de desenvolvimento educacional, político, racial e social do povo negro nas comunidades acadêmicas, periféricas e rurais.

Construído para ser um coletivo atuante nas comunidades citadas acima, o Irmandade Sankofa tem a finalidade de refletir sobre os processos históricos aferidos aos povos negros no Brasil, problematizando os ranços e avanços do período da escravidão e construir estratégias na busca da valorização da história e cultura afro-brasileira.

Desse modo, a formação deste Núcleo fez-se necessária para desenvolver de forma autônoma, inclusiva e de maneira alternativa ações afirmativas que visem problematizar a [des]construção da identidade e consciência negra.

Para isto, à volta as ações do passado são necessárias para compreender o próprio, assim como o presente com a intenção de refletir objetivamente sobre as consequências e lutas históricas, para que a partir destas, possam desvelar novas perspectivas e sentidos de afirmar-se enquanto negra e negro. Partindo de princípios e laços que permitam a consolidação, bem como, o envolvimento com nossas causas, caminhamos por vias que visem parcerias, lutas e atividades coletivas, e por isso que foi formado e denominado o Núcleo de Negras e Negros, seguindo pela caracterização etimológica das palavras Irmandade e Sankofa. Neste sentido, a palavra Irmandade origina-se do Latin Germanitate que significa comunhão, comunidade, congregação de pessoas que partilham de objetivos em comum. A palavra Sankofa (Sanko = voltar; fa = buscar, trazer) origina-se de um provérbio tradicional entre os povos de língua Akan da África Ocidental, em Gana, Togo e Costa do Marfim.

Ser Sankofa é assim, é buscar uma realização do eu individual e coletivo. O que tenha sido perdido, esquecido, renunciado ou privado, pode ser reclamado, reavivado, preservado ou perpetuado. Ele representa os conceitos de auto-identidade e redefinição. Simboliza uma compreensão do destino individual e da identidade coletiva do grupo cultural. É parte do conhecimento dos povos africanos, expressando a busca de sabedoria em aprender com o passado para entender o presente e moldar o futuro.

Um comentário:

  1. Parabenizo, e agradeço a tod@s negr@s do Núcleo, por terem esse trabalho de valorizaração cultural afrobrasileira, tornando visivel nossas dores e lutas. Nós por nós!!! Muito ÚTIL !

    ResponderExcluir